terça-feira, 3 de agosto de 2010

DESCASO SÓCIOCULTURAL

A decisão do judiciário federal pela retirada das barracas de praia na faixa de terra de propriedade da Marinha em Salvador e região metropolitana sem o prévio –estabelecimento de um outro espaço para que os barraqueiros exerçam suas atividades com dignidade, explicita o descaso do Estado, com os valores sociais e culturais desse povo.
As barracas de praia estão inseridas na cultura soteropolitana tão quanto o nosso tradicional acarajé produzidos e comercializados pelas nossas baianas em vários pontos desta cidade.

A intervenção por parte do Estado com a finalidade de ordenar e preservar a natureza e o meio ambiente se justifica. Entretanto é necessária que seja incluído neste evento a preocupação com o lado social e cultural como garantia de sobrevivência do indivíduo bem como a preservação dos costumes desse povo e do seu habitat.

Neste sentido é de fundamental importância que os poderes públicos envolvidos nesta situação, resolvam este problema sem gerar outros, buscando meios que mantenham o ganha-pão destas pessoas, contribuindo para o bem estar social, bem como o seu fator cultural.

Vale lembrar que a área do antigo aeroclube hoje ocupada parcialmente por um shoping é uma propriedade do município, ou seja é um bem público, e seria de bom alvitre que esta seja estruturada e direcionada para este seguimento social e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário